BioHomem-UE

Docentes

Fernando Capela e Silva

Teresa Fernandes

Página web da disciplina de Biologia Humana da licenciatura em Biologia da Universidade de Évora


Objectivos

Programa

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Documentos de apoio

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Objectivos

Pretende-se com a disciplina de Biologia do Homem que os estudantes adquiram uma visão interdisciplinar e integrada da espécie humana do ponto de vista socio-cultural e biológico, incluindo:

  •  a sua origem e evolução

  • a natureza, origem e desenvolvimento da comunicação entre os seres humanos

  •  a sua diversidade, distribuição geográfica, adaptabilidade e ecologia

  • o seu crescimento e estrutura, no espaço e no tempo

  • a sua fisiologia e as doenças que a afectam

Programa

  1. Introdução ao estudo da Biologia do Homem: Conceito, importância e relação com as outras disciplinas.

  2. Primatologia: Definição de ordem. O Homem enquanto primata. Biogeografia de primatas: anatomia comparada da locomoção e da dentição. Estruturas sociais e comportamentais.

  3. A Evolução Humana: hominóides e hominídeos; caracterização e distribuição geográfica. O bipedismo: enquadramento ecológico e anatomia. O género Homo e a saída de África. A nossa espécie. Populações actuais e alguns polimorfismos. Conceito de raça.

  4. Crescimento Humano: Etapas e diferenças sexuais. A Adolescência e a menopausa. A obesidade.

  5. O Organismo Humano: Anatomia e fisiologia. Organização estrutural e funcional. Homeostasia. Terminologia e planos do corpo humano.

  6. Embriologia geral: Descrição dos aspectos morfológicos e dos mecanismos biológicos determinantes do desenvolvimento embrionário do Homem. Células estaminais: o conceito de célula estaminal, células estaminais embrionárias e adultas, tipos de células estaminais.

  7. Estrutura e Funcionamento da Célula: homeostase celular, o ciclo celular; sinalização e interacções celulares, adesão e comunicação celular, a matriz extracelular; morte celular (tipos de morte celular, definição de apoptose); stress e adaptação celular; cancro e carcinogénese.

  8. Histologia Geral: Os quatro tecidos básicos - descrição da origem embrionária e das características morfo-funcionais dos tecidos animais; análise morfo-funcional dos tecidos epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. A engenharia de tecidos.

  9. Estudo Morfo-Funcional de Alguns Aparelhos e Sistemas que Constituem o Organismo Humano: 9.1 Sistema Nervoso: Sistema nervoso central (SNC) e periférico (SNP). Tipos de células. A transmissão do impulso nervoso. Sinapses. Neurotransmissores. Receptores sensoriais. Substância cinzenta e substância branca. Espinal medula, cerebelo, córtex cerebral, plexos coróides, meninges. Doenças neurodegenerativas. 9.2 Sistema cardiovascular: Sistema vascular sanguíneo: coração, artérias, capilares e veias. Sistema vascular linfático: capilares linfáticos, vasos linfáticos. Doenças cardiovasculares. 9.3 Aparelho genital feminino: Histofisiologia de: ovário, trompa uterina, útero, vagina e glândula mamária. Histologia da placenta. 9.4 Sistema Endócrino: Caracterização geral do sistema endócrino. Histofisiologia de: hipófise, pineal, tiróide, paratiróide, suprarrenais. 9.5 Sistema imunitário: órgãos linfáticos e sistema hematopoiético: Caracterização geral e componentes do sistema imunitário. Órgãos linfáticos. 9.6 O sangue: componentes (plasma-soro). Elementos figurados do sangue de mamífero: eritrócitos, leucócitos, polimorfonucleares: neutrófilos, eosinófilos, basófilos; mononucleares: linfócito, monócito, plaquetas. Hematopoiese. Medula óssea: estrutura. 9.7 Aparelho muscular-esquelético: ossos, cartilagens e articulações, tendões e ligamentos, músculos. Doenças do aparelho locomotor.

Aulas práticas: Leitura e análise de artigos científicos; observação de preparações definitivas, ao microscópio óptico, ilustrativas dos vários tipos de tecidos e órgãos estudados nas aulas teóricas.

Bibliografia: Para além dos textos de apoio fornecidos pelos docentes, dos documentos de apoio que podem ser consultados na página BioHomem e da leitura de artigos de investigação e de revisão, é aconselhada a consulta das seguintes obras:

Informações

Avaliações 2007_2008

 

 

Artigos

Artigo 1

Body fatness and clustering of cardiovascular disease risk factors in portuguese children and adolescents

Artigo 2

Causes of Alzheimer's Disease

Artigo 3

Newly discovered endocrine functions of white adipose tissue: possible relevance in obesity-related diseases

Artigo 4

Disorders of bone and mineral other than osteoporosis

Artigo 5

Reconstrucción de tejidos y órganos utilizando ingenieria tisular

Artigo 6

Apoptose: Quando a célula programa a própria morte

Artigo 7

Apoptose: Uma questão de vida ou de morte

Documentos de apoio

  1. Manual de Histologia (em espanhol, Escuela de Medicina, Pontificia Universidad Católica de Chile)

  2. Atlas of Microscopic Anatomy: A Functional Approach (em inglês, autoria de Ronald Bergman, Adel K. Afifi e Paul M. Heidger Jr.,The University of Iowa)

  3. Cellular Pathology (em inglês, autoria de Paul Hanna, Atlantic Veterinary College, University of Prince Edward Island, Canada)

  4. Toxicology Tutorials

  5. Histology Learning System (em inglês,da autoria de Deborah Vaughan, University of Boston)

  6. Atlas Interactivo de Histologia (em português, Universidade de Oviedo)

  7. Manual Prático de Embriologia (em espanhol, Universidade de Oviedo)

  8. Descritores em Ciências da Saúde (permite consultar termos em português, inglês e espanhol)

  9. Stem Cell Basics PDF (The official National Institutes of Health resource for Stem Cell Research)

  10. Becoming Human  Journey through the story of human evolution

  11. How Humans Evolved

  12. The Human Origins Progam

  13. Significant Body Systems

Ligações

Sociedades científicas

Revistas

Bases de dados e Motores de Busca

Instituições de ensino e de investigação


Human Biology

 Aims of the discipline 

The study of the biology of the human organism including cells, tissues, organ systems, genetics, evolution and ecology.

 Program contents 

Part 1: The origin and evolution of Homo spaiens, the nature, origin and development of comunication between human beings, their diversity, geographic distribution, adaptability and ecology; their growth and structure in space and time.

Part 2: The structure and function of the human body. Students will study the major systems of the human body, including reproduction, digestion and nutrition, circulation, respiration, nervous and hormonal control, and locomotion, through reading, and attending lectures/discussions.

With the successful completion of this discipline, students should be able to:

  1. Define Human Biology and understand how biologists classify humans and other living organisms.

  2. Demonstrate knowledge of the origin and evolution of Homo sapiens.

  3. Demonstrate knowledge of the cell structure and function and the biological basis of life.

  4. Recognize the four main kinds of tissues and understand their classification.

  5. Demonstrate knowledge of the structure and function of the organ systems of the human body and describe the importance of each one.

  6. Demonstrate knowledge of how the human body fights diseases.

  7. Describe the structure and function of human muscular-skeletal system and the principal pathologies of this system.

  8. Know how the human brain works, especially its ability to maintain homeostasis through the control the endocrine and sensory systems.

  9. Know how the structure and function of circulatory sistem and discuss the relationship between cardiovascular health and diet and exercise.

  10. Know how the immune system works and the importance of vaccinations.

  11. Describe the structure and function of human reproductive systems.

  12. Know the biological basis for cancer and the importance of prevention and early detection.

  13. Debate human cloning, genetic engineering and other social issues in human reproduction and biology.

 Teaching methods 

  1. The presentation by instructors or guest speakers of well-organized lectures that are entertaining, engaging and informative.

  2. Leading classroom discussions and/or question-answer periods based on readings of textbook, previous class discussions, lectures, or current events.

  3. Illustrate key points and processes using overheads and multimedia resources including the showing of videos, slides, laser-disc images, power point presentations and the WWW.

 Attendance regulation 

Regular attendance in classes is necessary for students to accomplish the work for completion of discipline

  1. The presentation by instructors or guest speakers of well-organized lectures that are entertaining, engaging and informative.

  2. Leading classroom discussions and/or question-answer periods based on readings of textbook, previous class discussions, lectures, or current events.

  3. Analyses and discussion of scientific papers.

  4. Observations of slides during classes.

 Evaluation 

Students are assessed via a mixture of 2 written examination (50% - multiple choice questions, fill-in-the-blank, True/False questions, short answer and/or essay) and analysis and presentation of a scientific paper (20% + 30%).

 Bibliography 

 Lectures and class notes 

 Links